Capítulo 1

I. HISTÓRIA DO POVO DESDE ADÃO ATÉ DAVID (1,1-10,14)

Patriarcas de Adão até Abraão (Gn 5,1-32; 10,1-29; 11,10-26) – 1Adão, Set, Enós, 2Quenan, Maala­leel, Jared, 3Henoc, Matusalém, La­mec, 4Noé, Sem, Cam e Jafet.

5Filhos de Jafet: Gómer, Magog, Ma­­dai, Javan, Tubal, Méchec e Ti­rás.

6Filhos de Gomer: Asquenaz, Ri­fat e Togarma. 7Filhos de Javan: Eli­cha, Társis, Kitim e Rodanim.

8Filhos de Cam: Cuche, Misraim, Put e Canaã.

9Filhos de Cuche: Seba, Havilá, Sabta, Rama e Sabteca. Filhos de Rama: Sabá e Dedan. 10Cuche gerou Nimerod, que foi o primeiro herói so­bre a terra.

11Misraim foi o antepassado dos povos de Lud, de Aném, de Leab, de Naftú, 12de Patros, de Caslú, dos quais saíram os filisteus e os povos de Caftor. 13Canaã gerou Sídon, seu primogénito, e Het, 14assim como os jebuseus, os amorreus, os guirga­seus, 15os heveus, os araqueus, os sineus, 16os arvadeus, os cemareus e os ha­ma­teus.

17Filhos de Sem: Elam, Assur, Ar­­faxad, Lud, Aram, Uce, Hul, Guéter e Méchec. 18Arfaxad gerou Chela, o qual gerou Éber. 19Dois filhos nasce­ram a Éber: um chamou-se Péleg, porque se fez no seu tempo a divisão da terra, e o seu irmão chamou-se Joctan.

20Joctan gerou Almodad, Chélef, Haçarmávet, Jara, 21Hadoram, Uzal, Dicla, 22Obal, Abimael, Sabá, 23Ofir, Havilá e Jobab. Todos estes são fi­lhos de Joctan.

24Descendentes de Sem: Arfa­xad, Chela, 25Éber, Péleg, Reú, 26Se­rug, Naor, Tera, 27Abrão, o mesmo que Abraão.


Descendentes de Abraão (Gn 25,1-6.12-18; 36,1-43) – 28Filhos de Abraão: Isaac e Ismael. 29Estes são os seus descendentes de Ismael: Ne­baiot seu primogénito, a seguir Que­dar, Adbiel, Mibsam, 30Miche­má, Du­má, Massá, Hadad, Tema, 31Jetur, Nafis, Quedma. São estes os filhos de Ismael. 32Fi­lhos de Quetura, con­cubina de Abraão: ela deu à luz Zi­me­ran, Jocsan, Me­dan, Madian, Jis­bac e Chua. Filhos de Jocsan: Sabá e Dedan33. Filhos de Madian: Efá, Éfer, Henoc, Abidá e El­daá. Todos es­tes são filhos de Quetura.

34Abraão gerou Isaac. Filhos de Isaac: Esaú e Jacob. 35Filhos de Esaú: Elifaz, Reuel, Jeús, Jalam e Co­rá. 36Fi­lhos de Elifaz: Teman, Omar, Cefo, Gatam, Quenaz, Timna, Amalec.

37Filhos de Reuel: Naat, Zera, Cha­má e Miza.

38Filhos de Seir: Lotan, Chobal, Ci­beon, Aná, Dichon, Écer e Di­chan.

39Filhos de Lotan: Hori e Heman. Irmã de Lotan: Timna. 40Filhos de Chobal: Alvan, Manaat, Ebal, Chefi e Onam. Filhos de Cibeon: Aiá e Aná. <sup41></sup>Filho de Aná: Dichon. Filhos de Di­chon: Hemedan, Echeban, Ji­tran e Cran.

42Filhos de Écer: Bilan, Zaavan e Jacan. Filhos de Dichan: Uce e Aran.


Reis e chefes de Edom43Estes são os reis que reinaram no país de Edom antes de os filhos de Israel terem rei: Bela, filho de Beor, cuja cidade se chamava Dinaba. 44Depois da morte de Bela, Jobab, filho de Zera, de Bosra, reinou em seu lugar. 45Jo­bab morreu e sucedeu-lhe Hu­cham, do país de Teman. 46Morto Hu­cham, subiu ao trono Hadad, filho de Be­dad, que derrotou os ma­dianitas no país de Moab. A sua cidade cha­mava-se Avit. 47Hadad morreu e Sá­mela, de Massereca, sucedeu-lhe. 48Sámela morreu e sucedeu-lhe Saul, de Reo­bot, que está junto do rio. 49Saul mor­reu e sucedeu-lhe Baal-Hanan, filho de Acbor. 50Baal-Hanan morreu e sucedeu-lhe Hadad. A sua cidade cha­­mava-se Paí e sua mu­lher Meeta­biel, filha de Matred, filha de Mê-Zaab. 51Hadad morreu. Os go­ver­nadores de Edom foram: o go­ver­nador Timna, o governador Alva, o governador Jetet, 52o governador Oolibama, o gover­na­dor Elá, o gover­nador Pinon, 53o gover­nador Que­naz, o governador Teman, o gover­na­dor Mibçar, 54o governador Magdiel, o governador Iram. Estes foram os governadores de Edom.

Capítulo 2

Filhos de Jacob e descen­den­­­tes de Judá (Gn 35,23-26) – 1Es­tes foram os filhos de Israel: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zabu­lão, 2Dan, José, Benjamim, Nefta­li, Gad e Aser.

3Filhos de Judá: Er, Onan e Che­lá, três filhos que lhe nasceram da filha de Chua, a cananeia. Er, pri­mo­­génito de Judá, que foi mau aos olhos do Senhor, e o Senhor tirou-lhe a vida. 4Tamar, sua nora, deu-lhe Pe­res e Zera. Ao todo, Judá teve cinco filhos. 5Filhos de Peres: Hes­ron e Ha­mul. 6Filhos de Zera: Zi­meri, Etan, Heman, Calcol e Dar­da, ao todo cinco. 7Filho de Carmi: Acar, que perturbou Israel por ter violado o aná­tema. 8Filho de Etan: Azarias.


Origens de David (Rt 4,19-22) – 9Fi­lhos que nasceram de Hesron: Jera­miel, Rame e Caleb. 10Rame ge­rou Aminadab, Aminadab gerou Nachon, príncipe dos filhos de Judá. 11Na­chon gerou Salma, Salma gerou Booz. 12Booz gerou Obed, Obed gerou Jessé.

13Jessé gerou Eliab, seu pri­mo­gé­nito, Abinadab o segundo, Chi­meá o ter­ceiro, 14Natanael o quarto, Radai o quinto, 15Ócem o sexto, e David o sé­timo. 16As suas irmãs foram: Seruia e Abigaíl. Os filhos de Seruia foram três: Abisai, Joab e Asael. 17Abigaíl deu à luz Amassá, cujo pai foi Jéter, o ismaelita.


Clã de Caleb18Caleb, filho de Hesron, teve filhos de Azuba, sua mulher, como também de Jeriot. Os filhos de Azuba foram: Jésser, Cho­bab e Ardon. 19Pela morte de Azuba, Caleb desposou Efrata, que lhe deu à luz Hur. 20Hur gerou Uri, Uri ge­rou Beçalel. 21Depois, Hesron uniu-se à filha de Maquir, pai de Guilead, e desposou-a quando tinha sessenta anos; ela deu-lhe à luz Segub. 22Se­gub gerou Jair, que teve vinte e três cidades no país de Guilead.

23Os guechureus e os arameus apos­saram-se das cidades de Jair, Quenat e suas aldeias, ou seja, ses­senta localidades. Todos estes eram filhos de Maquir, pai de Guilead. 24De­­­pois da morte de Hesron, em Caleb-Efrata, sua mulher Abias deu-lhe à luz Achiur, pai de Técua.

25Os filhos de Jeramiel, primo­gé­nito de Hesron, foram: Rame, o pri­mo­génito, Buná, Óren, Ócem e Aías. 26Jeramiel teve outra mulher cha­mada Atara, que foi mãe de Onam. 27Os filhos de Rame, primogénito de Jeramiel, foram: Maás, Jamin e Équer. 28Os filhos de Onam foram: Chamai e Jada. Filhos de Chamai: Nadab e Abisur. 29O nome da mu­lher de Abi­sur era Abiaíl, que lhe deu à luz Aban e Molid. 30Os filhos de Nadab: Séled e Apaim; Séled mor­­reu sem filhos. 31Filho de Apaim: Jisi. Filho de Jisi: Chechan. Filho de Chechan: Alai. 32Filhos de Jada, irmão de Cha­mai: Jéter e Jónatas; Jéter morreu sem fi­lhos. 33Filhos de Jónatas: Pélet e Zaza. Estes foram os filhos de Jera­miel.

34Chechan não teve filhos, mas muitas filhas. Ele tinha um escravo egípcio de nome Jará. 35Chechan deu-lhe sua filha por mulher, e ela deu à luz Atai. 36Atai gerou Natan, Natan gerou Zabad, 37Zabad gerou Eflal, Eflal gerou Obed, 38Obed gerou Jeú, Jeú gerou Azarias, 39Azarias ge­rou Heles, Heles gerou Elassá, 40Elassá gerou Sismai, Sismai gerou Cha­lum, 41Chalum gerou Jecamias, Jecamias gerou Elichamá.

42Filhos de Caleb, irmão de Jera­miel: Mecha, o primogénito, que foi o pai de Zif, e Marecha, que foi pai de Hebron.

43Filhos de Hebron: Corá, Tapua, Réquem e Chema. 44Chema gerou Raam, pai de Jorcoam, e Réquem ge­rou Chamai. 45Filho de Chamai: Maon. E Maon foi pai de Bet-Sur. 46Efá, con­cubina de Caleb, deu à luz Haran, Moçá e Gazez. Haran gerou Gazez. 47Filhos de Jadai: Reguem, Jo­tam, Guechan, Pélet, Efá e Chaaf. 48Maaca, concubina de Caleb, deu à luz Ché­ber e Tireana. 49Deu tam­bém à luz Chaaf, pai de Madmaná e Cheva, pai de Macbena e pai de Guibeá. A filha de Caleb era Acsa.

50Estes foram também os filhos de Caleb: Hur, filho mais velho de sua esposa Efrata, Chobal, pai de Quiriat-Iarim, 51Salma, pai de Be­lém, Harif, pai de Bet-Guéder. 52Cho­bal, pai de Quiriat-Iarim, teve por filhos Haroé e metade dos habitan­tes de Menuot. 53As famílias de Quiriat-Iarim foram: os jetereus, os futeus, os chumateus e os miche­raí­tas, dos quais proce­de­ram os soraí­tas e os estaolitas.

54Filhos de Salma: os habitantes de Belém, de Netofa, de Atarot-Bet-Joab, metade dos habitantes de Ma­naat, os de Sorá 55e as famílias dos escribas que viviam em Jabés: os ti­riateus, os chimeatitas e os su­ca­teus. Estes são os quenitas, des­cendentes de Hamat, antepas­sado da família de Recab.

Capítulo 3

Filhos de David (14,3-7; 2 Sm 3,2-5; 5,13-16; Mt 1,6-16) – 1Estes são os filhos que nasceram a David no tempo em que estava em Hebron: o primo­génito Amnon, filho de Aínoam de Jezrael; o segundo Daniel, de Abi­gaíl, de Carmel; 2o terceiro Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Guechur; o quarto Adonias, filho de Haguite; 3o quinto Chefatias, de Abital; o sexto Jitram, de Egla, mu­lher de David. 4São estes os seis filhos que lhe nasceram em Hebron, onde reinou sete anos e seis meses. David reinou trinta e três anos em Jerusalém.

5Em Jerusalém, nasceram-lhe: Chi­­­meá, Chobab, Natan, Salomão; es­tes quatro são filhos de Betsabé, filha de Amiel; 6a seguir, Jibear, Eli­­cha­má, Elifélet, 7Noga, Néfeg, Jafia, 8Eli­cha­má, Eliadá, Elifélet, ou seja, nove fi­lhos. 9Estes são todos os fi­lhos de David, sem contar os filhos das suas concubinas. Tamar era irmã deles.


Reis de Judá10Descendentes de Salomão: Roboão, pai de Abias, pai de Asa, pai de Josafat, 11pai de Jo­rão, pai de Acazias, pai de Joás, 12pai de Amacias, pai de Azarias, pai de Jo­tam, 13pai de Acaz, pai de Ezequias, pai de Manassés, 14pai de Amon, pai de Josias.

15Filhos de Josias: o mais velho Joanan, o segundo Joaquim, o ter­ceiro Sedecias, o quarto Chalum. 16Fi­­lhos de Joaquim: Jeconias, pai de Se­decias.


Descendentes de David depois do Exílio17Filhos de Jeconias, o cativo: Salatiel seu filho, 18Malqui­ram, Pedaías, Chenaçar, Jecamias, Hochamá e Nedabias.

19Filhos de Pedaías: Zorobabel e Chimei. Filhos de Zorobabel: Mechu­­lam, Hananías e Chelomite sua ir­mã. 20Filhos de Mechulam: Hachuba, Oel, Baraquias, Hasadias, Juchab-Héssed, cinco filhos. 21Os descen­den­tes de Hananías foram: Pelatias e Jesaías, os filhos de Refaías, os fi­lhos de Arnan, os filhos de Abdias, os filhos de Checanias.

22Filho de Checanias: Che­maías. Filhos de Chemaías: Hatus, Jigal, Ba­­ria, Nearias, Chafat, seis filhos. 23Fi­­lhos de Nearias: Elioenai, Eze­quias e Azericam, três filhos. 24Fi­lhos de Elioenai: Hodavias, Elia­chib, Pe­laías, Acub, Joanan, Delaías e Ana­ni; são sete filhos.

Capítulo 4

Descendentes de Judá (2,18-24. 42-50; Nm 26,5-60) – 1Fi­lhos de Judá: Peres, Hes­ron, Carmi, Hur e Chobal. 2Reaías, filho de Cho­bal, gerou Jaat, Jaat ge­rou Aumai e Laad. Estas são as famílias dos so­raítas.

3Eis os filhos de Hur: o pai de Etam, Jezrael, Jisma e Jidbás; sua irmã chamava-se Hacelelponi. 4Pe­nuel era pai de Guedor, e Ézer pai de Hucha. Estes são os filhos de Hur, primogénito de Efrata, pai de Belém.

5Achiur, pai de Técua, teve duas mulheres: Helá e Naará. 6Naará deu-lhe à luz Auzam, Héfer, Temeni e Aastari; estes são os filhos de Naa­rá. 7Filhos de Helá: Séret, Soar e Etnan.

8Cós gerou Anub e Sobeba e a família de Aarel, filho de Harum. 9Ja­bés foi mais ilustre que seus ir­mãos; sua mãe deu-lhe o nome de Jabés, porque dizia: «Dei-o à luz com dor.» 10Jabés invocou o Deus de Israel, dizendo: «Oh, se Tu me aben­çoares, alargarás o meu território, a tua mão estará comigo para me pre­servar da desgraça e me poupar da aflição!» E Deus concedeu-lhe o que pedira.

11Calub, irmão de Chuá, gerou Meír, pai de Eston. 12Eston gerou Bet-Rafa, Passea e Teiná, pai da ci­dade de Naás. Foram estes os habi­tantes de Reca.

13Filhos de Quenaz: Oteniel e Seraías. Filhos de Oteniel: Hatat 14e Meonotai, que gerou Ofra. Seraías gerou Joab, pai dos habitantes do vale dos Carpinteiros; pois eram carpin­teiros.

15Filhos de Caleb, filho de Jefu­né: Irú, Elá e Naam. Filho de Elá: Que­naz.

16Filhos de Jalelel: Zif, Zifa, Tíria e Assarel.

17Filhos de Ezra: Jéter, Méred, Éfer. Jéter gerou Míriam, Chamai e Jisba, que foi pai de Estemoa. 18A sua mulher judia deu à luz Jared, pai de Guedor; Héber, pai de Socó, e Jecu­tiel, pai de Zanoa, são os filhos de Bítia, filha de Faraó, que Méred des­posara.

19Filhos da mulher de Hodaías, irmão de Naam: o pai de Queila, o gueremita, e Estemoa, que era maa­ca­teu. 20Os filhos de Chimon: Amnon, Rina, Ben-Hanan e Tilon. Filhos de Jisi: Zoet e Ben-Zoet. 21Filhos de Chelá, filho de Judá: Er, pai de Lecá, Lada, pai de Marecha, e as famílias da casa onde se fabricava linho fino, em Bet-Achebea; 22Joquim e os ho­mens de Cozeba, Joás e Saraf, que dominaram sobre Moab e voltaram a Belém. Estas são memórias anti­gas. 23Estes eram oleiros e habita­vam Netaim e Guedera; habitavam perto do rei para trabalhar ao seu serviço.


Descendentes de Simeão (Js 19,1-9) 24Filhos de Simeão: Nemuel, Jamin, Jarib, Zera, Saul, 25Chalum seu fi­lho, Mibsam seu filho, Miche­má seu filho. 26Filhos de Michemá: Hamuel seu filho, Zacur seu filho, Chimei seu filho. 27Chimei teve dezasseis filhos e seis filhas; seus irmãos não tive­ram muitos filhos e suas famílias não foram tão nume­rosas como as dos filhos de Judá.

28Habitavam em Bercheba, em Mo­lada, em Haçar-Saul, 29em Balá, em Écem, em Tolad, 30em Betuel, em Hor­ma, em Ciclag, em Bet-Marca­bot, 31em Haçar-Sussim, em Bet-Biri e em Chaaraim. Foram estas as suas cidades até ao reinado de David. 32Pos­suíam ainda Etam, Ain, Rimon, Toquen e Asan, cinco cidades, 33e to­das as aldeias das suas redondezas até Baalat. Foram estas as suas resi­dências e seus registos genealó­gicos.

34Mechobab, Jamelec, Josa, filho de Amacias, 35Joel, Jeú, filho de Jo­si­­­bias, filho de Seraías, filho de As­siel, 36Elioenai, Jacoba, Jessoaías, Asaías, Adiel, Jessimiel, Benaías, 37Ziza, fi­lho de Chifeí, filho de Alon, filho de Jedaías, filho de Chimeri, filho de Chemaías. 38Estes homens indica­dos por seus nomes eram príncipes nas suas famílias. As suas casas pa­triar­­cais cresceram muito. 39Foram da costa de Guedor, até ao oriente do vale, à procura de pas­ta­gens para os seus rebanhos. 40En­contraram pastos abun­dantes e bons num ter­ritório amplo, tran­quilo e cheio de paz, outrora habitado pelos des­cen­dentes de Cam. 41Estes ho­mens in­dicados por seus nomes, no tempo de Ezequias, rei de Judá, vieram e destruíram as tendas dos habi­tan­tes deste país, assim como os moabitas que lá se encontravam, extermi­nando-os até ao dia de hoje. Estabelece­ram-se em seu lugar, porque havia ali pastagens para os rebanhos.

42Quinhentos homens da família de Simeão dirigiram-se também para as montanhas de Seir, chefia­dos pelos filhos de Jisi: Pelatias, Naa­rias, Re­faías e Uziel. 43Destro­çaram os ama­lecitas sobrevi­ventes e lá se estabe­leceram até ao dia de hoje.

Capítulo 5

Descendentes de Rúben (Gn 35,22; 46,8-9; 49,3-4; Nm 26,5-11; 32,1-42; Dt 3,12-17) – 1Filhos de Rúben, pri­mo­génito de Israel. Ele era o mais ve­lho mas, como manchara o leito de seu pai, o seu direito de pri­mogenitura foi dado aos filhos de José, filho de Is­rael. Mas José não foi ins­crito como pri­mogénito no livro das genealo­gias. 2Judá foi, na verdade, o mais pode­roso entre seus irmãos, e dele nas­ceu aquele que se tornou príncipe. Mas o direito de primo­ge­nitura perten­ceu a José. 3Filhos de Rúben, primogénito de Israel: He­noc, Palú, Hesron e Carmi.

4Filhos de Joel: Chemaías seu fi­lho, Gog seu filho, Chimei seu filho, 5Miqueias seu filho, Reaías seu filho, Baal seu filho, 6Beerá seu filho, que Tiglat-Falasar, rei da Assíria, levou cativo. Ele era príncipe dos filhos de Rúben.

7Irmãos de Beerá, segundo suas famílias, conforme estão escritas nas suas genealogias: o primeiro, Jeiel; Zacarias, 8Bela, filho de Azaz, filho de Chema, filho de Joel. Bela habi­tava em Aroer e ia até Nebo e Baal-Meon. 9Ao oriente, ocupava o país até à entrada do deserto que vai até ao Eufrates, porque os seus reba­nhos eram numerosos no país de Guilead. 10 No tempo de Saul, fize­ram guerra aos agarenos, que caíram nas suas mãos. Habitaram nas suas ten­das em toda a costa oriental de Gui­lead.


Descendentes de Gad (Dt 3,12-17; Js 13,24-28) – 11Os filhos de Gad habi­tavam em frente deles, no país de Basan, até Salca. 12Joel o primeiro, Chafam o segundo, Janai e Chafat, em Basan. 13Os seus ir­mãos, se­gundo as suas casas pa­triarcais, eram sete: Micael, Mechu­lam, Cheba, Jorai, Ja­can, Zia e Éber. 14Estes são os filhos de Abiaíl, filho de Huri, fi­lho de Ja­roa, filho de Guilead, filho de Mi­cael, filho de Je­chichai, filho de Jado, fi­lho de Buz. 15Aí, filho de Abdiel, fi­lho de Guni, era o chefe da sua casa patriarcal. 16Habitavam em Guilead, em Ba­san e nas suas aldeias, até às pro­ximidades das pastagens de Sa­ron. 17Todos foram recenseados no tem­po de Jotam, rei de Judá, e no tem­po de Jeroboão, rei de Israel.

18Os filhos de Rúben, de Gad e da meia tribo de Manassés eram ho­mens valorosos, que traziam escudo e espada, manejavam o arco e eram aguerridos, em número de quarenta e quatro mil setecentos e sessenta homens aptos para a guerra.

19Fize­ram guerra aos agarenos em Jetur, em Nafis e em Nodab. 20Fo­ram aju­dados contra os agarenos que lhes foram entregues com todos os seus aliados. Durante o combate eles in­vocaram Deus, que os ouviu por­que puseram nele a sua confiança. 21Apo­­deraram-se dos rebanhos deles: cin­quenta mil camelos, duzentas e cin­­quenta mil ovelhas, dois mil ju­men­tos e cem mil pessoas. 22Muitos caíram mortos, porque Deus tomara esta guer­ra por sua conta. Esta­be­le­ce­ram-se no lugar dos vencidos, até ao cati­veiro.


Descendentes de Manassés na Transjordânia (Js 17,1-13) – 23Os fi­lhos da meia tribo de Manassés mora­vam no país, desde Basan até Baal-Her­mon e Senir e a montanha do Her­mon. Eram numerosos. 24Eis os che­fes das suas famílias patriar­cais: Éfer, Jisi, Eliel, Azeriel, Jere­mias, Hoda­vias e Jadiel, homens valentes, pode­rosos, célebres, chefes das suas casas patriarcais. 25Mas foram infiéis ao Deus de seus pais e prostituíram-se, adorando os deuses dos povos que Deus tinha destruído dian­te deles.

26O Deus de Israel suscitou o espí­rito de Pul, rei da Assíria, e o espí­rito de Tiglat-Falasar, rei da Assí­ria, que levou cativos os filhos de Rúben, os filhos de Gad e a meia tribo de Ma­nassés; deportou-os para Hala, Habor, Hara e rio de Gozan onde perma­ne­ceram até ao dia de hoje.


Ascendência dos sacerdotes (Nm 3,17-20; Js 21,4-40) – 27Filhos de Levi: Gérson, Queat e Merari. 28Fi­lhos de Queat: Ameram, Jiçar, He­bron e Uziel. 29Filhos de Ameram: Aarão, Moisés e Míriam.

Filhos de Aarão: Nadab, Abiú, Eleázar e Itamar. 30Eleázar gerou Fi­­­­neias e Fineias gerou Abisua, 31Abi­sua gerou Buqui, Buqui gerou Uzi, 32Uzi gerou Zeraías, Zeraías gerou Meraiot, 33Meraiot gerou Amarias, Amarias gerou Aitub, 34Aitub gerou Sadoc, Sadoc gerou Aimaás, 35Ai­maás gerou Azarias, Azarias gerou Joanan, 36Joanan gerou Azarias, que exer­ceu o sacerdócio no templo que Salomão construiu em Jerusa­lém. 37Azarias gerou Amarias, Ama­rias gerou Aitub, 38Aitub gerou Sa­doc, Sadoc gerou Chalum, 39Chalum gerou Hilquias, Hilquias gerou Aza­rias, 40Azarias ge­rou Seraías, Se­raías gerou Jocédec. 41Jocédec par­tiu quando o Senhor, pelas mãos de Nabucodonosor, levou Judá e Jeru­salém para o cativeiro.

Capítulo 6

Outra lista de levitas (Nm 3,14-39; 26,57-65) – 1Filhos de Levi: Gér­son, Queat e Merari. 2Eis os nomes dos filhos de Gérson: Libni e Chi­mei. 3Filhos de Queat: Ame­ram, Jiçar, He­bron e Uziel. 4Filhos de Merari: Maali e Muchi. Estas são as famí­lias de Levi, segundo as suas casas patriar­cais.

5De Gérson: Libni seu filho, Jaat seu filho, Zima seu filho, 6Joá seu filho, Ido seu filho, Zera seu filho, Jatrai seu filho.

7Filhos de Queat: Aminadab seu filho, Coré seu filho, Assir seu filho, 8Elcana seu filho, Abiasaf seu filho, Assir seu filho, 9Taat seu filho, Uriel seu filho, Uzias seu filho, Saul seu filho. 10Filhos de Elcana: Amassai e Aimot. 11Filhos de Aimot: Elcana seu filho, Sofai seu filho, Naat seu filho, 12Eliab seu filho, Jeroam seu fi­lho, Elcana seu filho. 13Filhos de Sa­muel: o primogénito, Joel, e o se­gundo, Abias. 14Filhos de Merari: Maali, Li­bni seu filho, Chimei seu filho, Uzá seu filho, 15Chimeá seu filho, Ha­guias seu filho, Asaías seu filho.


Cantores do templo16Eis os que David escolheu para dirigir o canto na casa do Senhor, depois que a Arca da aliança foi colocada no seu lugar. 17Cumpriram as suas funções de can­tores diante da mo­rada, a tenda da reunião, até que Sa­lomão construiu o templo do Se­nhor, em Jerusalém. Serviam con­­forme as regras pres­critas.

18Eis os que cumpriram este ofí­cio juntamente com os seus filhos; de entre os filhos de Queat: Heman, cantor, filho de Joel, filho de Sa­muel, 19filho de Elcana, filho de Jeroam, filho de Eliel, filho de Toa, 20filho de Suf, filho de Elcana, filho de Maat, filho de Amassai, 21filho de Elcana, filho de Joel, filho de Azarias, filho de Sofonias, 22filho de Taat, filho de Assir, filho de Abiasaf, filho de Coré, 23filho de Jiçar, filho de Queat, filho de Levi, filho de Israel.

24Seu irmão Asaf, que estava à sua direita: Asaf, filho de Baraquias, filho de Chimeá, 25filho de Micael, fi­lho de Basseias, filho de Malquias, 26filho de Etni, filho de Zera, filho de Adaías, 27filho de Etan, filho de Zi­ma, filho de Chimei, 28filho de Jaat, filho de Gérson, filho de Levi.

29Além disso, os filhos de Merari que estavam à sua esquerda: Etan, filho de Cuchi, filho de Abdi, filho de Maluc, 30filho de Hasabias, filho de Amacias, filho de Hilquias, 31filho de Ameci, filho de Bani, filho de Ché­mer, 32filho de Maali, filho de Mu­chi, filho de Merari, filho de Levi.

33Seus irmãos, os levitas, esta­vam encarregados de todo o serviço do tabernáculo da casa do Senhor. 34Aarão e seus filhos queimavam as oferendas sobre o altar dos holo­caus­tos e o altar dos perfumes. Eles toma­vam sobre si todos os serviços do Santo dos Santos e faziam a expia­ção por Israel, conforme man­dara Moisés, servo de Deus.

35Eis os filhos de Aarão: Eleázar seu filho, Fineias seu filho, Abisua seu filho, 36Buqui seu filho, Uzi seu filho, Zeraías seu filho, 37Meraiot seu filho, Amarias seu filho, Aitub seu filho, 38Sadoc seu filho, Aimaás seu filho.


Cidades levíticas (Nm 35,1-8; Js 21,1-8) 39Estabeleceram-se nos territó­rios das seguintes cidades: aos filhos de Aarão, da família dos queatitas, 40que primeiro foram de­signados pela sorte, foi dado Hebron e suas redondezas, no país de Judá. 41Mas o território da cidade e suas aldeias foi dado a Ca­leb, filho de Jefuné. 42Foi, por­tanto, dada aos filhos de Aarão a cidade de refúgio, Hebron, Libna e seus arre­dores, Jé­ter, Estemoa e seus arredo­res, 43Hi­len e seus arredores, Debir e seus arredores, 44Asan e seus arre­dores, Bet-Chémes e seus arredo­res. 45Da tribo de Benjamim, Gueba e seus arredo­res, Alémet e seus arredo­res, Anatot e seus arredores. O número total de cidades foi de treze, con­for­me as suas famílias.

46Os outros filhos de Queat rece­be­ram em sorte dez cidades das fa­mílias da tribo de Efraim, da tribo de Dan e da meia tribo de Manas­sés. 47Os filhos de Gérson, segundo as suas famílias, tiveram treze cida­des da tribo de Issacar, da tribo de Aser, da tribo de Neftali e da meia tribo de Manassés, em Basan. 48Os filhos de Merari, segundo as suas fa­mílias, receberam em sorte doze cidades das tribos de Rúben, de Gad e de Zabulão.

49Os israelitas deram aos levitas estas cidades e as suas pastagens. 50Da tribo de Judá, de Simeão e de Benjamim deram-lhes, por sorteio, as cidades designadas pelos seus nomes.

51Quanto às famílias dos filhos de Queat, as cidades em que domina­ram eram da tribo de Efraim. 52De­ram-lhes as cidades de refúgio, Si­quém e seus arredores, na mon­ta­nha de Efraim, Guézer e seus arre­dores, 53Joquemoam e seus arredo­res, Bet-Horon e seus arredores, 54Aia­lon e seus arredores, Gat-Rimon e seus arredores. 55Da meia tribo de Manas­sés deram-lhes Aner e seus arredo­res, Bileam e seus arredores. Isto foi dado às famílias dos res­tantes filhos de Queat.

56Aos filhos de Gérson deram, da meia tribo de Manassés, Golan, em Basan, e seus arredores, Astarot e seus arredores. 57Da tribo de Issa­car, Quedes e seus arredores, Da­be­rat e seus arredores, 58Ramot e seus arredores, Aném e seus arredores; 59da tribo de Aser, Machal e seus arredores, Abdon e seus arredores, 60Hucoc e seus arredores, Reob e seus arredores; 61da tribo de Neftali, Que­­des, na Galileia, e seus arredo­res, Hamon e seus arredores e Qui­ria­taim e seus arredores.

62Aos outros filhos de Merari fo­ram dadas, da tribo de Zabulão, Ri­mon e seus arredores, Tabor e seus arredores; 63e, do outro lado do Jor­dão, frente a Jericó, ao oriente do Jordão: da tribo de Rúben, Bécer, no deserto, e seus arredores, Jaça e seus arredores, 64Quedemot e seus arre­do­res, Mefaat e seus arredores; 65da tribo de Gad, Ramot, em Gui­lead, e seus arredores, Maanaim e seus arre­dores, 66Hesbon e seus arre­dores, Ja­zer e seus arredores.

Capítulo 7

Descendentes de Issacar (Gn 46,13; Nm 26,23-25) – 1Filhos de Issacar: To­la, Puá, Jas­sub e Chi­me­ron, quatro. 2Filhos de Tola: Uzi, Re­faías, Jeriel, Jamai, Jibsam e Sa­muel, chefes das casas patriar­cais pro­vin­das de Tola, todos homens va­lentes, recenseados segundo as suas genea­logias, cujo número era, no tempo de David, de vinte e dois mil e seis­cen­tos homens. 3Filho de Uzi: Jizraías. Filhos de Jizraías: Micael, Abdias, Joel e Ji­sias, ao todo cinco chefes. 4Tinham, segundo as suas genealo­gias e as suas casas patriar­cais, trin­ta e seis mil homens arma­dos para a guerra, pois possuíam mui­tas mu­lheres e filhos. 5Os seus irmãos, de entre to­das as famílias de Issacar, forma­vam um total de oitenta e sete mil homens valorosos, registados nas suas genealogias.


Descendentes de Benjamim (Js 18,11-28) – 6Filhos de Benjamim: Bela e Bécer e Jediael, três. 7Filhos de Bela: Ecebon, Uzi, Uziel, Jerimot e Iri, cinco chefes de famílias pa­triarcais. Registados nas suas genea­logias, con­tavam vinte e dois mil e quatro­cen­tos homens aptos para a guerra. <sup8></sup>Fi­lhos de Bécer: Zemira, Joás, Eliézer, Elioenai, Omeri, Jeri­mot, Abias, Ana­tot e Alémet, 9todos filhos de Bécer, registados segundo as suas genea­lo­gias, como chefes das casas patriar­cais, em número de vinte mil e du­zen­tos guerreiros. 10Filho de Jediael: Bilan. Filhos de Bilan: Jeús, Ben­ja­mim, Eúde, Ca­naana, Zetan, Társis e Aichar, 11to­dos filhos de Jediael, che­fes das casas patriarcais, em nú­mero de dezassete mil e duzentos guerrei­ros capazes de pegar em ar­mas e ir para a guerra.

12Chupim e Hupim, filhos de Ir; Huchim, filho de Aer. 13Filhos de Neftali: Jaciel, Guni, Jécer e Cha­lum; estes eram filhos de Bila.


Descendentes da outra meia tribo de Manassés (Js 17,1-13) – 14Filhos de Manassés: Asseriel, que foi dado à luz pela sua concubina arameia, a qual também deu à luz Maquir, pai de Guilead. 15Maquir casou com uma mulher de Hupim e Chupim.

O nome de sua irmã era Maaca. O nome do segundo filho era Se­lo­fad, o qual só teve filhas. 16Maaca, mulher de Maquir, deu à luz um filho, ao qual deu o nome de Peres; o nome de seu irmão era Cheres, e seus filhos eram Ulam e Réquem. 17Filho de Ulam: Bedan. São estes os filhos de Guilead, filho de Ma­quir, filho de Manassés. 18A sua ir­mã Hamolé­quet deu à luz Ichod, Abiézer e Maalá. 19Os filhos de Che­midá foram Aian, Sequém, Liqui e Aniam.


Descendentes de Efraim (Js 16, 5-10) 20Filhos de Efraim: Chutela, Bered seu filho, Taat seu filho, Eladá seu filho, 21Zabad seu filho, Chutela seu filho, Ézer e Elad, mor­tos pelos ho­mens de Gat, originários do país, por terem vindo roubar os seus reba­nhos.

22Efraim, pai deles, pôs luto du­rante muito tempo, e seus irmãos vieram consolá-lo. 23Depois, uniu-se à sua mulher, que concebeu e deu à luz um filho, ao qual deu o nome de Beria, porque a sua casa estava na desgraça. 24A sua filha era Cheerá, que construiu Bet-Horon de Cima e Bet-Horon de Baixo, e Uzen-Cheerá.

25Teve ainda Rafa, seu filho de Rechef, Tela seu filho, Taan seu filho, 26Ladan seu filho, Amiud seu filho, Elichamá seu filho, 27Nun seu filho, Josué seu filho.

28As suas possessões e moradias eram: Betel e seus arredores, ao orien­te Naaran, a oeste Guézer e seus arredores, Siquém e seus arredores até Aia e seus arredores. 29Os filhos de Manassés possuíam ainda Bet-Chan e seus arredores, Taanac e seus arredores, Meguido e seus arre­dores, Dor e seus arredores. Foram estas as cidades que habitaram os filhos de José, filhos de Israel.


Descendentes de Aser (Js 19,24-31) 30Filhos de Aser: Jimna, Jis­va, Jisvi, Beria e sua irmã Sera. 31Filhos de Beria: Héber e Malquiel, pai de Bir­zait. 32Héber gerou Jaflet, Chomer, Hotam e a irmã dele, Chuá. 33Filhos de Jaflet: Passac, Bimeal e Achevat. Estes são os fi­lhos de Jaflet. 34Filhos de Chamer: Aí, Roga, Jeú­­ba e Aram. 35Filhos de Helem, seu irmão: Sofa, Jimna, Cheles e Amal. 36Filhos de Sofa: Sua, Harné­fer, Chual, Beri, Jímera, 37Bécer, Hod, Chama, Chilcha, Jitran e Bera. 38Fi­lhos de Jéter: Jefuné, Pispá e Ará. 39Filhos de Ulá: Ara, Haniel e Rícias.

40Todos estes eram filhos de Aser, chefes das casas patriarcais, homens valorosos e selectos, chefes de prín­ci­pes. Estavam registados vinte e seis mil homens capazes de pegar em ar­mas para a guerra.

Capítulo 8

Outra lista de descendentes de Benjamim (9,39-44; Gn 46,21; Nm 26,38-41) – 1Benjamim gerou Bela seu primogénito, Asbel o segundo, Ara o terceiro, 2Noa o quarto, e Rafa o quinto. 3Filhos de Bela: Adar, Guera, Abiud, 4Abisua, Naaman, Aoa, 5Guera, Chefufan e Huram.

6Eis os filhos de Eúde, que eram chefes das famílias que habitavam Gueba e foram obrigados a emigrar para Manaat: 7Naaman, Aías e Guera, que os obrigou a emigrar e gerou Uzá e Aiud. 8Chaaraim teve filhos nos campos de Moab, depois de ter repudiado suas mulheres Hu­chim e Baara. 9Nasceram de Ho­des, sua mulher: Jobab, Síbias, Mecha, Malcam, 10Jeús, Saquias e Mirma, que foram seus filhos, chefes de fa­mílias. 11De Huchim teve Abitub e Elpaal. 12Filhos de Elpaal: Éber, Mi­cham e Chémed, que construiu Ono e Lod e as cidades que dela depen­dem.

13Beria e Chema, chefes das fa­mí­­lias que habitavam Aialon, puse­ram em fuga os habitantes de Gat. 14Seus irmãos eram: Aío, Chachac, Jerimot. 15Zebadias, Arad, Éder, 16Mi­­cael, Jispa e Joa eram filhos de Be­ria. 17Zeba­dias, Mechulam, Hize­qui, Héber, 18Jis­­me­rai, Jizelias e Jo­bab, filhos de El­paal. 19Jaquim, Zicri, Zabdi, 20Elie­nai, Sil­tai, Eliel, 21Adaías, Beraías e Chi­me­­rat, filhos de Chimei. 22Jispan, Éber, Eliel, 23Abdon, Zicri, Hanan, 24Hana­nías, Elam, Anatotias, 25Jifdaías e Pe­nuel, filhos de Chachac. 26Chame­charai, Chearias, Atalias, 27Jares­sias, Elias e Zicri, filhos de Jeroam. 28Es­tes são os chefes de famílias segundo as suas genealogias. Habitavam em Jeru­­salém.


Origens e descendentes de Saul (9,35-44) - 29O pai de Guibeon morava em Guibeon; sua mulher chamava-se Maaca, 30seu filho primogénito Abdon, e depois Sur, Quis, Baal, Nadab, 31Guedor, Aío e Zéquer. 32Miquelot gerou Chimeá. Habitaram também em Jerusalém com seus irmãos.

33Ner gerou Quis, Quis gerou Saul, Saul gerou Jónatas, Malquichua, Abi­­nadab e Isbaal. 34Filho de Jónatas: Meribaal. Meribaal gerou Mica. 35Fi­lhos de Mica: Piton, Mélec, Taré e Acaz. 36Acaz gerou Joadá; Joadá ge­rou Alémet, Azemávet e Zimeri; Zi­meri gerou Moçá. 37Moçá gerou Bineá, Rafa seu filho, Elassá seu filho, 38Acel seu filho. Acel teve seis filhos, cujos nomes são: Azericam, Bocru, Ismael, Chearias, Abdias e Hanan. Estes foram os filhos de Acel. 39Fi­lhos de Échec, seu irmão: Ulam, seu primogénito, Jeús o segundo, e Eli­félet o terceiro. 40Os filhos de Ulam eram homens valen­tes, bons arquei­ros. Tiveram nume­ro­sos filhos e ne­tos: cento e cin­quenta.

Todos estes foram descendentes de Benjamim.

Capítulo 9

Habitantes de Jerusalém depois do Exílio (Ne 11,1-24) - 1Todo o Israel está registado nas genealogias e inscrito no livro dos reis de Israel. Judá foi deportado para a Babilónia por causa das suas infidelidades.

2Os primeiros habi­tan­tes que en­tra­ram nas suas pos­sessões e nas suas cidades foram os israeli­tas, os sacer­dotes, os levitas e os nati­neus.

3Em Jerusalém habitaram alguns dos filhos de Judá, de Benjamim, de Efraim, de Manassés. 4Dos filhos de Peres, filho de Judá: Utai, filho de Amiud, filho de Omeri, filho de Ime­ri, filho de Bani. 5Dos silonitas: Asaías, o primogénito, e seus filhos. 6Dos filhos de Zera: Jeuel e seus ir­mãos. Ao todo, seiscentos e no­venta. 7Dos filhos de Benjamim: Salú, filho de Mechulam, filho de Hodavias, filho de Hassenua; 8Jibnias, filho de Je­roam; Elá, filho de Uzi, filho de Mi­cri, e Mechulam, filho de Che­fa­tias, filho de Reuel, filho de Jibnias, 9e seus irmãos, segundo as suas gera­ções, em número de novecentos e cinquenta e seis. Todos eram che­fes de famílias nas casas patriar­cais.

10Sacerdotes: Jedaías, Joiarib, Joa­­­quim, 11Azarias, filho de Hil­quias, filho de Mechulam, filho de Sadoc, fi­lho de Meraiot, filho de Aitub, che­fe da casa de Deus; 12Adaías, filho de Jeroam, filho de Pachiur, filho de Malquias; Massai, filho de Adiel, fi­lho de Jazera, filho de Mechulam, filho de Mechilemit, filho de Imer, 13e seus chefes das suas casas pa­triarcais, num total de mil setecen­tos e sessenta homens valorosos, ocu­pados no serviço da casa de Deus.

14Levitas: Chemaías, filho de Ha­chub, filho de Azericam, filho de Ha­sa­bias, descendentes de Merari; 15Ba­c­ba­car, Heres, Galal, e Mata­nias, filho de Mica, filho de Zicri, filho de Asaf; 16Abdias, filho de Che­maías, fi­lho de Galal, filho de Jedu­tun; Bara­quias, filho de Asa, filho de Elcana, que mo­rava nas cidades dos netofa­teus.

17Porteiros: Chalum, Acub, Tal­mon, Aiman e seus irmãos. Chalum era o chefe dos porteiros 18e ainda agora é o guarda da porta do rei, ao oriente. De entre os levitas, estes são os porteiros: 19Chalum, filho de Coré, filho de Abiasaf, filho de Coré, e seus irmãos, os coreítas, da casa de seu pai, desempenhavam as funções de guardas das portas do taber­ná­culo. Seus pais fizeram a guarda da entrada do acampamento do Se­nhor.

20Fineias, filho de Eleázar, tinha sido antes chefe deles. E o Senhor es­tava com ele. 21Zacarias, filho de Me­chalemias, era porteiro da en­trada da tenda da reunião.

22Estes guardas das portas foram escolhidos em número de duzentos e doze, e registados nas genealogias segundo as suas cidades. David e o profeta Samuel investiram-nos em suas funções. 23Eles e seus filhos guar­davam as portas da casa do Senhor e da casa do tabernáculo. 24Havia porteiros nos quatro pon­tos cardeais, a leste, a oeste, ao norte e ao sul.

25Os seus irmãos, que moravam nas aldeias, vinham para junto de­les to­das as semanas, cada um segundo o seu turno. 26Mas os quatro chefes dos porteiros, que eram levitas, esta­vam constante­mente em funções, de­vendo ainda vigiar os depósitos e os te­sou­ros da casa de Deus. 27Mora­vam ao redor da casa de Deus, de cuja guarda estavam encarregados, de­vendo abri-la todas as manhãs.

28Alguns porteiros encarrega­vam-se da vigilância dos objectos de culto que inventariavam, à entrada e à saída; 29outros, ainda, cuidavam dos utensílios do santuário, da flor de fa­rinha, do vinho, do azeite, do in­censo e dos aromas. 30Os filhos dos sacer­dotes compunham as essên­cias aro­máticas.

31Matatias, levita, primogénito de Chalum, o coreíta, tinha a seu cui­dado as tortas que se coziam na sertã. 32Alguns dos seus irmãos, fi­lhos dos queatitas, estavam encar­regados de preparar, para cada sá­bado, os pães da oferenda. 33Eram estes os prin­ci­pais cantores, chefes das famílias levíticas, e moravam nos aparta­men­tos do templo, isen­tos de outras fun­ções para exerce­rem a sua, dia e noite.

34Estes são os chefes das famílias dos levitas, segundo as suas genea­logias. Habitavam em Jerusalém.


Família de Saul (8,29-40) - 35O pai dos guibeonitas, Jeiel, habitava em Guibeon; sua mulher chamava-se Maaca. 36Seu filho primogénito, Abdon, depois Sur e Quis, Baal, Ner, Nadab, 37Guedor, Aío, Zacarias e Miquelot. 38Miquelot gerou Chimeam. Habitavam também com seus irmãos em Jerusalém. Família de Saul (8,29-40) – 35*O pai dos guibeonitas, Jeiel, habitava em Guibeon; sua mulher chamava-se Maa­ca. 36Seu filho primogénito, Abdon, depois Sur e Quis, Baal, Ner, Nadab, 37Guedor, Aío, Zacarias e Mi­quelot. 38Miquelot gerou Chi­meam. Habitavam também com seus ir­mãos em Jerusalém.

39Ner gerou Quis, Quis gerou Saul, Saul gerou Jónatas, Malqui­chua, Abi­­­nadab e Isbaal. 40Filho de Jónatas: Meribaal. Meribaal gerou Mica. 41Fi­­lhos de Mica: Piton, Mélec, Taré 42e Acaz, pai de Jara. Jara gerou Alé­met, Azemávet e Zimeri. Zimeri ge­rou Moçá. 43Moçá gerou Bineá, cujo filho Refaías gerou Elassá, do qual nasceu Acel. 44Acel teve seis filhos, cujos nomes são: Azericam, Bocru, Ismael, Chearias, Abdias e Hanan. São estes os filhos de Acel.

Capítulo 10

Saul, derrotado, morre em Guilgal (1 Sm 31,1-13) - 1Os filisteus atacaram Israel e os israelitas fugiram diante deles. Muitos caíram feridos de morte, na montanha de Guilboa. 2Os filisteus perseguiram Saul e seus filhos e mataram Jónatas, Abinadab e Malquichua, filhos de Saul. 3O peso da luta incidiu sobre Saul; os arqueiros alcançaram-no e feriram-no no ventre. 4Saul disse, então, ao seu escudeiro: «Desembainha a tua espada e trespassa-me, para que os incircuncisos não venham ultrajar-me.» Mas o escudeiro não quis, pelo medo que se apossara dele. Então Saul tirou a sua espada e atirou-se sobre ela. 5Vendo-o morto, o escudeiro atirou-se também sobre a sua espada e morreu.

6Assim morreram Saul e os seus três filhos, perecendo com eles toda a sua casa. 7Todos os israelitas que estavam na planície, vendo que os filhos de Israel recuavam e que Saul e os seus filhos estavam mortos, abandonaram as suas cidades e fu­giram; os filisteus apoderaram-se delas.

8No dia seguinte, os filisteus vie­ram para despojar os mortos e en­con­traram Saul e os seus filhos es­tendidos na montanha de Guilboa. 9Despojaram Saul, levaram-lhe a ca­beça e as armas e apregoaram a boa nova por todo o país dos filis­teus, diante dos seus ídolos e do povo. 10Puseram as armas de Saul no tem­plo dos seus deuses e sus­penderam a sua cabeça no templo de Dagon.

11Os habitantes de Jabés, de Gui­lead, souberam tudo o que os filis­teus tinham feito a Saul. 12Então, levantaram-se todos os homens for­tes, tomaram o corpo de Saul e os cor­pos de seus filhos e transpor­taram-nos para Jabés. Enterraram-nos sob o terebinto de Jabés e jejuaram du­rante sete dias.

13Saul morreu por causa da sua infidelidade, da qual se tornara cul­pado diante do Senhor, cujas pala­vras não observou, e por ter con­sul­tado o espírito de um morto. 14Não obedeceu ao Se­nhor, e o Senhor deu-lhe a mor­te, transferindo assim a realeza para David, filho de Jessé.

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.